top of page
Buscar
Foto do escritorMarcelly Wada

A importância do sono

O ser humano dorme, em média, 7 a 8 horas por noite. Porém o tempo de sono, a qualidade, a arquitetura dos estágios NREM e REM experimentados durante o sono, vão variar de pessoa para pessoa (idade, atividades da rotina, alimentação, psicológico, acontecimentos importantes, etc). Ou seja, a sua demanda de descanso precisa ser avaliada de maneira individual.


As funções do sono são:

▫️conservar energia, ao diminuir a atividade motora, diminuem também o fluxo sanguíneo, o gasto de energia, a respiração, baixa a temperatura corporal, e a taxa metabólica global. 

▫️restaura as energias gastas durante o dia;

▫️maior secreção de somatotrofina (hormônio hipofisário), que auxilia na reprodução celular como crescimento de tecidos, ossos, cartilagens, etc;

▫️restaurar o sistema imunitário, aumentando a resistência do organismo, a sua resposta de defesa e equilibrando o cortisol (hormônio relacionado ao estresse);

▫️restaurador das funções cognitivas, ou seja, preservando a memória (a aprendizagem), a atenção, o raciocínio.


Sabe aquele dia que você não dormiu muito bem? Busque soluções práticas para lidar com as dificuldades que pode encontrar ao longo do dia. Como anotar tudo no bloco de anotações, para não esquecer; evitar atividades de risco ou que demandem de muita atenção; entender que pode se sentir irritado e, evitar descontar em outras pessoas ou em si mesmo; não se cobrar tanto por não conseguir ser tão disciplinado nesse dia.


Percebeu que a qualidade do seu sono mudou e é algo recorrente, busque auxílio médico. Caso o profissional perceba que o seu psicológico esteja sendo o motivo para a alteração da qualidade do seu sono, o mesmo lhe encaminhará para o tratamento psicoterápico e/ou psiquiátrico. 



3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page